Fonte

A+ a-

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ergonomia - Teclados e Lesões por Má Postura

Como sabemos, o layout DVORAK nunca caiu nas graças populares, com a maioria absoluta dos teclados sendo produzidos em formato QWERTY. Contudo, outras tentativas de melhora da ergonomia dos teclados foram desenvolvidas.

Em 1972, Kroemer sugeriu que, além da disposíção das letras no teclado, a postura com a qual as mãos e braços ficavam posicionados eram fatores que levavam a lesões. Como proposta para solucionar esse problema, propos um design com o teclado separado em duas partes, de forma a manter o ante-braço em uma posição neutra.


Imagem: Design proposto por Kroemer

Como se sabe, esse design também não foi adotado em larga escala, embora alguns fabricantes produzem formatos bastantes semelhantes a esse modelo.




Em 1974, Hobday desenvolveu um novo modelo ergonômico, ainda mais ousado que o modelo de Kroemer. Confira:


Imagem: Degisn desenvolvido por Hobday.

Hoje a empresa Maltron, onde Hobday é sócio, desenvolve diversos tipos de teclados ergonômicos, focados tanto em prevenção como em tratamento de lesões por má postura e esforço repetitivo.


Imagem: Teclado Maltron

Existem ainda outros modelos de teclado ergonômico como o Kinesis, muito semelhante ao design desenvolvido por Hobday:

Imagem: Teclado Kinesis


De uma forma geral, esses modelos de teclados são mais utilizados em ambientes corporativos, onde o esforço repetitivo é constante. Nada impede, entretanto, de um usuário preocupado com sua saúde adquirir um desses modelos. Mas ainda está distante o dia em que a preocupação com a ergonomia chegará a todos os lares e seu computadores pessoais. Já imaginou um notebook utilizando um desses designs de teclado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário