Muitos já devem ter ouvido falar em Ergonomia, mas talvez nem todos saibam o que é Ergonomia Cognitiva.
Segundo Erik Hollnagel (1997), a Ergonomia Clássica se coloca na preocupação de ajustar o homem ao trabalho. Algumas questões nesse sentido são:
- Como reduzir os acidentes de trabalho e as doenças?
- Como aumentar a produtividade?
- Como aumentar a qualidade no trabalho?
Já a Ergonomia Cognitiva orienta-se para o resultado do sistema de trabalho. Ela está fortemente influenciada pela Psicologia Cognitiva, onde o homem é um sistema de tratamento de informação. Para a Ergonomia Cognitiva é fundamental avaliar a percepção dos sinais, o processamento da informação com conseqüente tomada de decisão e uma ação como resposta, afim de projetar melhor os elementos do ambiente de trabalho que interagem com nossa mente.
O objetivo da Ergonomia Cognitiva é transpor o conhecimento sobre o comportamento humano para o projeto de sistemas compatíveis com a capacidade dos seres humanos de pensamento, aprendizagem, resolução de problemas e raciocínio.
A Ergonomia Cognitiva aplica-se hoje em:
- Terminais de atendimento público (bancários, de localização)
- Painéis de controle de equipamentos (aviões, metrô, máquinas de produção de bens de consumo e industriais)
- Aplicativos na Internet, na Intranet, sistemas para Windows, dispositivos de comunicação
- A aplicação é centrada no projeto de interface dos dispositivos com os usuários
A principal dificuldade que a ergonomia tenta ultrapassar é a diversidade dos perfis de usuários. Os critérios seguintes são geralmente determinantes para um produto, por exemplo um software ou um website:
- expectativas do utilizador: nem todos os usuários procuram necessariamente a mesma informação.
- hábitos do utilizador: correspondem a comportamentos adquiridos.
- idade do utilizador: caracteriza em geral a capacidade de adaptação do utilizador e a sua rapidez de navegação.
- equipamentos: trata-se de uma das dificuldades essenciais. Com efeito, a apresentação do produto poderá variar de um equipamento para outro.
- nível de conhecimento: nem todos os usuários serão ases da informática. A ergonomia do produto deve ser pensada para o utilizador menos experiente.
Referências:
[1] BRAGA, E. M. Suportes Didáticos Virtuais: A Importância da Ergonomia Cognitiva na Elaboração e Uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação.
[2] BAWA, J. Computador e saúde.
[3] http://www.geocities.ws/teeboheli/anexos/ErgCognitiva.pdf
[4] http://pt.kioskea.net/contents/765-webmastering-ergonomia-de-um-site-web
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