Fonte

A+ a-

domingo, 30 de junho de 2013

O que é Acessibilidade?

     Antes de falar sobre Acessibilidade no contexto da Interação Humano-Computador, é importante diferenciá-la do termo Usabilidade




     A Acessibilidade Digital só é possível com uma combinação entre Hardware e Software:

  • Hardware: Mecanismos Físicos para superar barreiras físicas de percepção; 
  • Software: fornece o acesso às informações.

     A palavra chave da Acessibilidade é o Desenho Universal, que consiste em produtos e construções acessíveis, utilizáveis por todos os indivíduos, independentemente da tecnologia que utilizem ou do fato de possuírem ou não limitações oriundas de deficiências. 

     Segundo Negroponte, "A maioria dos projetistas de interfaces de dispositivos digitais teimam em procurar tornar máquinas idiotas mais fáceis de serem usadas por gente inteligente". Esse é um dos grandes obstáculos a serem vencidos para que aconteça a inclusão digital, pois é necessário que os computadores possam ser manipulados por pessoas menos habilitadas.

     A inclusão digital "é o direito de acesso ao mundo digital para o desenvolvimento intelectual e para o desenvolvimento de capacidade técnica e operacional" (Sampaio apud SPIGAROLI; SANTOS; SCHLÜNZEN; et al., 2005, pp. 213-214). Por isso, não é suficiente que uma pessoa tenha acesso a um computador, ela também precisa de autonomia para operá-lo.

     A Acessibilidade de qualquer produto computacional deve levar em conta as diversidades de seus possíveis usuários, que podem ter ou não algum tipo de deficiência. Porém, principalmente para usuários com deficiência a Acessibilidade é fundamental, pois proporciona um meio alternativo para a realização de diversas tarefas cotidianas sem ter que enfrentar barreiras arquitetônicas tão comumente encontradas. Por isso, nos próximos textos desse blog, será abordada a Acessibilidade para Pessoas com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário